terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Double Review: Batman & Joker - Arkham Asylum Game- Play arts


Por: Washington Eloi
Double Review: Batman & Joker - Arkham Asylum Game- Play arts


Prologo:

Pois é, estou eu aqui, fazendo o review de uma das figuras que eu chamaria de uma das mais contraditórias do momento, mas contraditória por que? Simples, estes bonecos fabricados pela empresa Square Enix – Play Arts Kai, que anda ganhando espaço de uma forma avassaladora nos últimos 2 anos, apesar ser ter feito coisas muito fiéis como o Dante e Nero DMC -4, algumas vezes segue a propostas dos personagens, mas fazendo uma espécie de “arte conceitual em cima”. O que agrada uns e não agrada outros, e outra grande divisão é a respeito das extremas articulações, com elas muitas vezes a empresa é acusada de deformar o boneco, coisa comum de se ouvir sobre articulados. A verdade é que, o meu caso e de muitos que andam adorando esta versão da play arts, é o fato de ele não ser 100% fiel a arte do game, e sim pelo fato de ser um do melhores actions figures articulado já feito do Batman, independente da fidelidade, pois antes dele o que temos de articulados? Batman DC Super heroes, dc universe, revoltech, microman, o bandai, dc deluxe, hot toys, (este ultimo horrível as articulações devido a roupa de borracha). Este com certeza, por ter o estilo do Batman game é o meu favorito, e o mais legal ultra-articulado já feito do morcegão. O mesmo vale para o Coringa, que no caso chega a ser mais fiel ao game que o Batman, dando a ele seu valor. Se você detesta articulados, eu já aconselho e nem terminar este review, pois acabará achando uma atrocidade em determinados aspectos, mas se tiver curiosidade de ir até o final irá se surpreender, pois a estilização feita pela play arts, com as orelhas enormes, e a máscara com capa exagerados, sem falar articulada, me lembrou muito da arte Dave McKean na obra de Morrison...

Arte do HQ que pelas orelhas e capa parecer ter um pouco haver com este action

Artes conceituais do Game

Conceito Arkham Asylum Game

Batman: Arkham Asylum é um jogo de Ação-Aventura e Stealth baseado na série de quadrinhos Batman da DC Comics. O jogo é compatível com PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows. Foi desenvolvido pela Rocksteady Studios e publicado pela Eidos Interactive em conjunto com a Warner Bros. Interactive Entertainment e a DC Comics. A versão para PS3 e Xbox 360 foi lançada em 25 de Agosto de 2009 na América do Norte e em 28 de Agosto de 2009 na Europa; a versão para PC foi lançada em 15 de Setembro de 2009 na América do Norte e em 18 de Setembro de 2009 na Europa.
Arkham Asylum, escrito pelo veterano escritor do Batman Paul Dini, é baseado no mito de longa duração da banda desenhada, em oposição à maioria dos outros jogos do Batman, que são adaptações do personagem em outras mídias além da fonte de material. O Coringa, arquiinimigo de Batman, iniciou um plano elaborado a partir do Asilo Arkham, onde muitos dos outros vilões do Batman foram encarcerados. Batman investiga e trata de aprender que o Coringa está tentando criar um exército de criaturas de Bane, como a ameaçar Gotham City, e é forçado a pôr um fim aos planos do Coringa. Os principais personagens do jogo são manifestados pelos atores do Universo DC Animated, ou seja, Kevin Conroy, Mark Hamill e Arleen Sorkin reprisando seus papéis de Batman, Coringa e Harley Quinn, respectivamente. O jogo de ação e aventura é jogado em perspectiva de terceira pessoa com foco principal nas habilidades de combate do Batman, sua invisibilidade e habilidades de detetive, e um arsenal de gadgets que podem ser usados tanto em combate quanto em exploração.
Aclamado pela crítica e vencedor de diversos prêmios, o jogo foi um sucesso de vendas. Em 11 de maio de 2010, a versão Jogo do Ano de Batman: Arkham Asylum foi lançada nos Estados Unidos. Esta edição inclui quatro novos mapas de desafio e é embalada com dois pares de óculos que podem ser utilizados para jogar o jogo em 3D em qualquer televisor regular 2D, utilizando TriOviz, um novo tipo de técnica de imagem anáglifa. Uma sequência, intitulada Batman: Arkham City, foi anunciado em 2009 na Spike Video Game Awards.


Premiações
O jogo recebeu muitos elogios da crítica especializada, ganhando uma média de 92% no Game Rankings, um agregador de jogo. O jogo também possui um Guinness World Record para 'Jogo de Super Herói mais aclamado de sempre pela crítica', com uma pontuação média de 91,67 dos revisores. Vários prêmios foram dados a Arkham Asylum, incluindo um Spike Video Game Award e o cobiçado prêmio de melhor jogo BAFTA.


Embalagem *****
As embalagem da play arts tem certo padrão e são lindas, com a frente aberta mostrando bem o actions e protegendo muito bem. A caixa é bem estilizada com fotos e logos dos personagens e atrás identifica bem o conteúdo e um ao outro que são da mesma série.

Batman

Joker

Escultura 

Batman****- A escultura do Batman é a mais polêmica devido a uma caracterização própria dos escultores ao meu ver, e pelas articulações que são muitas. De cara percebe-se que é o Batman do game , mas nota-se pontos diferentes, na estilização da capa, e de certa forma o boneco aparenta ser mais brutal que o do game. Eu não dou nota máxima para ele devido não parecer fiél o suficiente, mas dou total pela escultura brutalíssima. Um grande estaque vai para a capa que ficou irada, e as braçadeiras e caneleiras cheias de arranhões de combates. Os detalhes do uniforme e os músculos ficaram ótimos também. Diferente dos outros play arts que andaram saindo o Batman e o Joker não tem 25cm de altura e sim 21,5 exatos, no caso do Batman sem contar as orelhas da máscara, o que dificulta muito para pessoas que querem bonecos de tamanho compatível com outras coleções.

https://lh5.googleusercontent.com/-ILWZYefgXFo/T0JVYfxxeNI/AAAAAAAAAdc/up5njjmOIeU/s640/DSCN0940%2520%255B1600x1200%255D.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-qxhumXCDUyY/T0JURN667mI/AAAAAAAAAYg/Qf-JyEBp9uw/s640/DSCN0900%2520%255B1600x1200%255D%2520-%2520C%25C3%25B3pia.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-KMo_MCPGl2w/T0JUqQArcHI/AAAAAAAAAZY/5ALqmnYHHHo/s640/DSCN0908%2520%255B1600x1200%255D.JPG


Joker ****- A cabeça e os detalhes da roupa são ótimos, acredito que não seja muito fácil fazer um terno cheio de detalhes como este, eu realmente só não gostei da correntinha da cinto que é de plástico. Destaque mesmo para as partes com detalhes pequenos e ondulações referente ao caimento das roupas, a cabeça acho que ficou perfeita. Os pontos negativos caem no ponto das articulações visíveis, a mais feia é a dos joelhos, a play arts tem um estilo de articulação dupla que parecem não querer mudar mesmo, o velho estilo Marvel legends seria muito melhor.



Pintura *****
Tanto a do Batman quanto do Coringa se mostram espetaculares, os tons variados, e sombreados são muito bons, dando um ar bem sombrio as figuras. A Play Arts tem o costume de ser muito séria nas pinturas e não se percebe nada borrado e fora do lugar. No caso do Batman acho que é o único action do game com a cor certa da capa, coisa que a DC Direct e a Mattel não acertaram mesmo até o momento. 



Articulações *****
Batman- A contar com a articulação da capa, são 28 articulações funcionais. Este com certeza é um ponto altíssimo da proposta da figura, a play arts sabe fazer um action poseable com certeza. O Batman reproduz todos os movimentos do game, tanto de lutas como de ação, é um prato cheio para os amantes de articulados. Movimentos de ombros, mão cotovelos, pernas, agachamento, tudo é possível. A capa é dividida em duas, pode ser posicionada conforme o gosto, é impressionante. A cabeça é facilmente posicionável também, o que ajuda muito na poseabilidade.

Batman - a poseabilidade é incrível

Articulação da capa

Joker- Articulações básicas para todas as partes do corpo, é muito bem poseable também, e a única restrição ficou nos pés, a falta de posicionamento de forma lateral do tornozelos as vezes não ajuda para ficar em pé. A cabeça é muito boa para ser posicionada em todas as direções, o fato de ser articulação dupla no pescoço ajuda muito, no geral dá pra se divertir bem .


Acessórios ***

Batman- Muito legal o Batrangue e o Batclow-triple, porém todos nós fans aguardamos um actions com pelo menos metade do que ele usa no jogo, e talvez mais mão extras, e não só mais um par. A capa tem com uma parte reserva com outras ondulação, o que é bem legal mesmo, já que além de articulada tem outras opções de estilo, e com isso a capa volta a ser um dos pontos mais legais do boneco.


Usando a outra capa com parte fechada


Joker- Também poderia ser melhor o quadro de acessórios, até um stand seria legal. No caso a arma e a dentadura são legais e divertidos, além de mais um par de mãos. Infelizmente não posso dizer que estou satisfeito com os ítens do Joker, mas dá pra se conformar. A dentadura é articulada, e bem engraçada.


Conclusões finais

Confesso que a única coisa que me decepcionou foi o fato de não terem o tamanho dos play arts de games que andam saindo como o Dante, Ezio e Snake, pois ia ser divertido fazer cenas deles em ação juntos. Mas com certeza não é desculpa para deixar de ter, os bonecos são muito impressionantes ao vivo, e causam uma baita presença quando expostos, o Batman principalmente devido a espetacular capa, que até ocupa um bom espaço se bem armada. Aconselho a quem quiser, a comprar agora no início, pois os play arts andam valorizando muito a medita que o tempo de seus lançamentos passa, e o Batman já teve a primeira remessa japonesa esgotada, com isso já aparecendo scalper no ebay, pedindo até 180 dolares, sendo que ele tem o preço médio de 55 dólares, a segunda remessa virá com o preço justo, então aproveitem. Espero que o fans de articulados sigam meu conselho e comprem, pois eu estou me divertindo muito com este Batman sempre reposicionando-o, vejam nas fotos a seguir, e peguem algumas idéias, e quem já tiver, convido a postar fotos aqui no tópico também.

Mais fotos como sempre... 


Comparativa de tamanho

O Batman teve a oportunidade de pegar motinha emprestada rsrsrs a da bandai caiu perfeitamente...

Fala sério... este review nao podia terminar de outro jeito...


Estou na AAFC (Associação Anônima dos Fotógrafos Compulsivos), ainda vou me curar... no tudo mais me desculpem novamente a quantidade de fotos rsrsr...

2 comentários:

  1. Postou rapidinho em André.. e vc nao sabe o trabalho que me deu fazer isso... mas e aí vc gostou?? vc anda super fan de play arts ae....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei, isso só me deu vontade de pegar logo o meu! Mas o valor dele no Ebay tá meio salgado mesmo! Comprei o Ryu da play arts kai, já foi postado, só estou aguardando! Cara uma coisa que eu não sabia é que o Batman é um pouco menor que o resto da série!!! Fiquei meio chateado confesso, mas pelo menos já não levo susto na hora que for comprar o meu kkkk! Valeu pelo belo double review!

      Excluir