terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Resultado do 1º concurso de fotografias do Blog Action Figures Tips

Como meu amigo Aldo, conseguiu adiantar bem o resultado do concurso, resolvi postar aqui com um dia de antecedência, segue abaixo as minhas explicações e agradecimentos e a do meu grande amigo Aldo:






Meus amigos do blog, em primeiro lugar gostaria de agradecer imensamente a participação de todos, independente do resultado, pois sei que todos se dedicaram e contribuíram de uma forma bem bacana com o blog, quero agradecer também a um grande amigo que fiz nesse mundo de colecionadores que é meu amigo Aldo Marques, o "Juiz Dredd" do blog! Sei que é uma pessoa muito atarefada mas que se dedicou ao concurso e deixou tudo muito bem explicado sobre o julgamento, como vocês poderão ver abaixo, é isso aí muito obrigado a todos e parabéns aos ganhadores, peço aos dois ganhadores que informem seus endereços através do email do blog (actionfigurestips@yahoo.com.br), para postagem dos bonecos. Bom, da minha parte é isso aí, passo agora a bola para o Aldo!!!!


Aldo Marques:

Aí vão meus comentários finais sobre as fotos:

1º LUGAR (figura Seventh Kingdom): 






















Washington Eloi
Comentários:

Sabe quando a gente vê um jogador de futebol desconhecido jogando, mas que é craque e aí a gente comenta:
"quem é esse garoto? Esse conhece do assunto!....olha olha! Olha a visão do cara! Putz, e tem personalidade! Deu bronca até no veterano do time!"

Pois é...ver a foto do Washington me passou essa sensação. O cara conhece do assunto.
Em primeiro lugar, ele fugiu da composição óbvia de colocar o tema da foto centralizado e emoldurado. Ele brincou com o eixo da foto, fazendo uma diagonal precisa que vai do canto superior esquerdo até o canto inferior direito (que é como lemos uma imagem aqui no ocidente e se foi de propósito, isso mostra que ele conhece MESMO do assunto), dando assim, destaque para o que realmente deve ser lido de cara, ou seja, a kriptonita e a expressão do Superman.

A faixa "sem informação" no canto inferior esquerdo é precisa também, pois não desvia a intenção e o direcionamento do olhar do espectador da foto.

Outro quesito é a dramaticidade da cena, que está impecável e tem vários níveis de informação. O primeiro, óbvio, que é a ameaça e o ameaçado, mas há também detalhes como a arma do Terminator que aparece de forma sutil, nada apelativa. A postura dospersonagens está irretocável.

A opção do foco no piso, deixando o Terminator desfocado foi ótima também, pois reforçou o drama retratado na cena, tornando-o mais ameaçador e direcionando nosso olhar para o Superman, que está focado.

O ângulo visto de cima pra baixo mostra que ele conhece de semiótica, de linguagem dramática, linguagem de cinema, ou seja, ele sabe que vermos cenas de cima pra baixo tem um SIGNIFICADO diferente do que o inverso, por exemplo. Nesse caso dessa cena, a visão de cima pra baixo, nos coloca na posição do Terminator, mostrando um Superman acuado, pequeno e quase impotente diante da ação.

Preciso!

A composição de cores também não fica atrás, pois o todo em tons de cinza, reforça os detalhes coloridos realmente importantes que são o verde da kriptonita e o uniforme do Super.

E por fim, a iluminação, que completa o projeto fotográfico inteiro, estando mais clara no topo e gradualmente mais escura pra baixo, fazendo o Terminator ter uma silhueta ainda mais ameaçadora e o Super, com metade do rosto sutilmente coberta pela sombra, assim como o corpo como um todo, mas sem ser uma sombra muito marcada, dura, que esconda informações importantes como a postura dele como um todo, por exemplo.

Enfim, ele fica em primeiro pela alta sofisticação da foto e por ser até difícil achar algum defeito na bendita.

Tudo equilibrado. Se ele usou algum efeito digital numa pós-produção no computador, o fez de forma nada espalhafatosa ou exagerada. Ângulo, cores, composição, dramaticidade, informação, tudo na medida certa! 

Daria uma capa de revista ótima!

;)

2º LUGAR (figura Evil Ryu)


















Larissa Pelissari
A grande qualidade da foto é a iluminação super adequada ao tema, pois sabemos que os Predadores visitam a Terra nos "dias mais quentes" para fazer sua "caça esportiva".

A ambientação está ajudando bem também com o tema retratado.

Só senti que faltou brincar mais com o cenário e com os planos. Talvez tirar a foto de uma distância um pouco maior e colocar alguns ramos em distâncias diferentes, alguns num primeiro plano, encobrindo parcialmente o grupo, dariam um movimento e um realismo maior à cena. Florestas tropicais não são "chapadas", têm muito movimento. Em suma, explorar mais planos, composição de cena e profundidade a tornaria ainda mais impecável.

No mais, a produção está muito boa e, se mostramos a foto para quem não conhece as figuras, até dá uma confundida num primeiro momento se são bonecos ou pessoas mesmo. Digo isso, pois mostrei para alguns leigos e eles ficaram uns segundos com cara de dúvida. 

De qualquer forma, muito boa a foto. Foi uma "bola dentro" também ter-se optado por não destacar um único Predador, pois se o tema da foto é a "família", o destaque tem que ser o TODO, não um ou outro. Ok, foi mais uma boa opção da foto e mais um motivo pra deixa-la com a medalha de prata, com muitos méritos.

;)




MENÇÕES HONROSAS

Helcio Passos e Paulo Geraldo





































Duas fotos bem legais que realmente deixaram muita dúvida da minha parte qual delas merecia estar com a prata que a Larissa levou.


A do Paulo esta com uma iluminação e uma ambientação belíssima. Pecou por alguns detalhes como esconder o rosto do personagem que está conduzindo o grupo de Joes, por exemplo, entre outras sutilezas.

A do Helcio está com a luz do portão do Castela e a silhueta composta do He-man bem legais, mas pecou por detalhes como o piso frio aparecendo e a falta de luzes secundárias que ambientariam melhor a cena, dando a dramaticidade que ele propôs. 

Foi quase um empate técnico, pra mim, entre as três.

Esses 2 tornaram difícil a escolha da prata, por isso aparecem aqui como menção honrosa com louvor!

Mandaram muito bem!!

Fico por aqui, André, e parabenizo a todos pela participação no concurso.

Aos vencedores, minhas mais sinceras congratulações, aos que não venceram dessa vez, fica o comentário que a participação de vocês foi essencial também, pois só dificultou o trabalho de avaliação dos vencedores. 

Abraço e até mais!



Aldo Marques.

3 comentários:

  1. Iahuuuulll!!
    Ganhei que legal!!
    Nossa, obrigada, obrigada, obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz por minha foto ter aparecido, não fosse o detalhe do piso(só percebi agora), teria dado trabalho.Obrigado pelo comentário sobre a foto,valeu!!

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida... fico muito mas muito agradecido por minha ftos ter agradado tanto, fiquei até sem graça com tantos elogios ... obrigado de verdade.. mas saibam que eu até hoje tento melhorar as fotos que tiro como posso. O que fiz foi bem natural, eu fico imaginado bem oq ue as pessoas podem sentir ao ver as fotos e imagino os angulos , tentando torná-los realidade... Quero dar parabéns a todos os participantes, que foram fotos bem legais e achei dificil a disputa, as ótimas menções honrosas, e principalmente a Larissa, pois ela e o marido mandaram a fotos que eu falei que seria ótima para o concurso e eles estavam meio desanimados, mas insisti e eles acabaram entre os primeiros... Abraço a todos... e valeu.. até o próximo...

    ResponderExcluir