sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Review Robocop Sigma

Review Robocop Sigma por Washington Eloi Francisco


Prólogo;

Eu, assim como muitos da minha geração, sou profundamente alucinado com as incríveis idéias de filmes dos anos 80s. Assim como “De Volta Para o Futuro”, “O Exterminados do Futuro”, “Blade Runner” e muitos outros clássicos, “Robocop o policial do Futuro”, foi um daqueles filmes incríveis de cair o queixo, e que tem o roteiro tão bom, mas tão bom, que é difícil de ser superado até hoje, em meio dos filmes de ficção e ação, pelo menos no 1 e no 2, o 3 que por sinal tem o dedo de Frank Miller, é bem decepcionante, muitos culpam o diretor. Os desenhos são legais, eu prefiro o primeiro que foi feito. O carisma do personagem se deve a história do Robocop é altamente emotiva, a questão da perda da família, eles não saberem que ainda está vivo, a OCP o tratar como um objeto produto, sendo que alí existe um ser humano com alma, sim foi um ponto extraordinário, estes aspectos fazem a diferença. Tenho o prazer de fazer um review desta linda peça, que vai ficar ótima em frente o box de DVDs, se você é fan de ficção anos 80s, leia atentamente e veja as fotos pois valerá a pena.



Quem é Robocop?


Busquei um material na internet para anexar com o review, achei tão bom que decidi jutar tudo, nem são tantos dizeres, mas é muito legal para quem curte e para quem ainda não conhece.


RoboCop (no Brasil e em Portugal: Robocop, o policial do futuro) é um filme americano de 1987, do gênero ficção científica, dirigido por Paul Verhoeven, e também o nome do personagem fictício principal.


No final dos anos 80, o herói cibernético se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria da época. RoboCop teria mais dois filmes, uma série de TV nos anos 90, duas séries animadas (uma no final dos anos 80 e outras duas dos anos 90), além de aproximadamente cinco videogames.

Sinopse do filme;

Robocop, o policial do futuro contava a história de Alex Murphy, um policial que atuava nas ruas de Detroit. Após uma perseguição aos suspeitos de um roubo a banco, Alex é brutalmente trucidado ao chegar na Velha Usina (local onde a quadrilha se escondeu), tendo sua mão direita estourada e logo depois seu braço direto arrancado com tiros de armas e seu peito fuzilado, e ainda vivo levara um tiro certeiro no crânio dando assim o fim de Murphy pela quadrilha do maníaco Clarence Boddicker.

Dado oficialmente como morto, Alex é transformado pela OCP (Omni Produtos de Consumo), uma poderosa multinacional instalada em Detroit, em um moderno e poderoso cyborg de combate ao crime, batizado de Robocop, dotado da mais alta tecnologia e poder de fogo. Robocop assume o papel de defensor da lei e da ordem nas ruas da decadente Detroit, que está carcomida pelo crime e pela corrupção. Mas Robocop acaba sendo atormentado pelas lembranças de Alex Murphy, sua verdadeira identidade. A partir daí, tem início a uma caçada sem tréguas aos seus agressores. A vingança torna-se sua principal diretriz.








Diretivas básicas


1. Serve the public trust (servir à população)
2. Protect the innocent (proteger os inocentes)
3. Uphold the law (cumprir a lei)
4. Classified (confidencial - esta era a diretiva que o impedia de atacar executivos da OCP)



Capacitações


O corpo de Alex Murphy foi alterado ciberneticamente de modo que consegue exercer força de 200 quilogramas em cada um dos dedos. Seu corpo é revestido por um chassi de liga de titânio que resiste calibres fortes, suas exceções são de muitos tiros do calibre .50, explosivos como de lança-granadas e lança-misseis que o causam dano e resiste a temperaturas entre 3000 °C e -80 °C. As partes pretas (pescoço, mãos e abdomem) são revestidos com kevlar e depois por liga de carbono, mas mesmo assim não são seus pontos fracos. O visor em seu capacete permite gravação de vídeo (30 frames/segundo), visão telescópica e visão térmica. Na sua cabeça foram implantados chips que garantem mira computadorizada. No punho direito, encontra-se um espeto retrátil que permite a ele fazer interface com computadores, podendo arquivar ou mostrar informação (além de servir de arma branca). Robocop tem uma arma de fogo, a Auto-9, que usa munição 9 mm, com cadência de tiros de 60/minuto (essencialmente uma Beretta 93R modificada). A arma fica acoplada à parte interna da sua coxa direita, através de uma abertura acionada automaticamente.

Uma das cenas que eu mais gosto do filme, quando ele atira nas genital do estuprador mirando por ente as pernas da mulher usada como refém;




Prêmios


Oscar 1988

 Venceu na categoria de melhores efeitos sonoros.


Prêmio Saturno 1988

 Venceu nas categorias de melhor diretor, melhor filme de ficção científica, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e Melhor Roteiro.


Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz 1988

 Venceu o Prêmio C.S.T. e o Prêmio por Excelência

Indicações

Oscar 1988


 Indicado na categoria de melhor som.


Prêmio Saturno 1988


 Indicado nas categorias de melhor ator (Peter Weller), melhor atriz (Nancy Allen) e melhor figurino.


BAFTA 1989 (Reino Unido)

 Indicado nas categorias de melhor maquiagem e melhores efeitos especiais.




Curiosidades – Leiam isto vale a pena


 O RoboCop é feito uma maquina que humanamente comete falhas.

 A arma de fogo utilizada pelo personagem Robocop é uma adaptação da pistola Beretta 93R automática.

 Eddie Van Halen, guitarrista do grupo Van Halen, faz uma ponta no primeiro filme vivendo Keva Rosenberg, um cidadão comum que dá sua opinião sobre a greve dos policiais a um reporter.

 RoboCop foi utilizado para um comercial brasileiro de calças jeans Pool no começo dos anos 90.

 Graças ao sucesso de Robocop, surgiu o herói japonês Jiban, em 1989. A produtora Toei Company, na época em que Jiraiya estava sendo gravada, estava no projeto da série que a sucederia, e se tornaria uma continuação direta, enfocando as aventuras de um "Policial Ninja". No entanto, graças ao ótimo êxito do "homem-máquina" de Detroit, a Toei mudou completamente o planejamento, e para pegar carona, criou às pressas a história de Jiban, onde o policial Naoto Tamura foi morto em uma missão, mas que acabaria sendo ressuscitado quase nas mesmas condições de Alex Murphy/Robocop, virando um "policial-ciborgue".

 Todd Marinovich, o melhor quarterback do futebol americano, foi chamado "Robo-QB".

 A idéia de Robocop não é pioneira, como muitos imaginam. O conceito de um policial morto que é transformado num ciborgue já tinha sido abordado no anime japonês O Oitavo Homem, em 1963.

 Os estúdios Disney também criaram a sua paródia a Robocop. Chama-se Robopato.

 Até o grupo brasileiro Os Trapalhões numa revista fizeram paródia a Robocop: Didicop, o policial sem futuro. Era o personagem Didi Mocó, vivido por Renato Aragão, que se vestia de Robocop.

 Foi feita uma paródia também em quadrinhos pela revista MAD em 1990.

A cena da primeira vez que aparece o espeto de dados foi surpreendente para muitos na época, curiosamente hoje em dia usamos dizer espetar quando vamos encaixar um pen drive no computador;



Fonte ; World Wide Web


Review;

Embalagem ****


Ótima embalagem, mostra a figura e a descreve bem, muito protetora, bom gosto nas cores usadas e fotos na parte de trás que explicam bem a figura e seus acessórios.






























Escultura ****


Espetacular a escultura em todas as partes cibernéticas, braços e pernas bem proporcionais, a arma não parece fina como da versão McFarlane, e não parece grande aponto de ser caricata. Só o espeto de conecção de dados é que achei meio grande. A parte da boca também é meio de manequim, no caso a do McFarlane é bem mais convincente. No geral está ótima, uma pena que ele tem exatos 15cm de altura, muitos colecionadores adorariam ter ele para ficar compatível com os demais de sua coleção, hoje em dia eu não ligo mais pra isso, mas também já gostei de imaginar que todas as minhas actions eram de um mesmo mundo.




















Cabeça dos danos de batalha








O tamanho medido para que todos tirem suas dúvidas de uma vez por todas










Pintura *****


Espetacular, a cor do titânio é linda realmente convence que é metal, e o preto é um escuro brilhante esmalte. Neste quesito não deve nada.














Articulação *****


Em um Robocop eu espero apenas as articulações que são dele por direito como robô, nem o tio Todd e nem a Neca atenderam isso como a Hot Toys e a Figma, este figa é ultra articulado, podendo ser colocado ajoelhado, e poses incríveis de como se estivesse levando um enorme golpe, e também as poses clássicas claro, 17 pontos de articulação, sendo um join ball na cintura e outro no tórax. Os tornozelos também tem articulações laterais facilitando o posicionamento dos pés. A cabeça tem movimentos livres, e os braços tem limitações mínimas devido ao detalhe dos ombros. Acho quem neste ponto a peça é intocável, não há nada a falar mais, além de que as articulações são bem discretas.












Tornozelos que com movimentos latereis para nivelar melhor
















Como os Revoltechs os Figmas são altamente desmontáveis nas articulações, isso se parece com a cena de um dos filmes, vamos ver que vai lembrar...








Acessórios *****


Ótimos acessórios, muitas mãos, algumas até desnecessárias, mas como sempre falo é bobagem reclamar por excesso de acessórios, quanto mais melhor mesmo. A arma, que vem com um efeito especial , ou seja aquele foguinho de quando ele atira, um capacete com danos de batalha, e uma ótima base da Figma com aste de apoio. Na perna direita vem para ser encaixada o compartimento da arma, bom aí é que está uma grande decepção minha, eu achei que a perna abria por um mecanismo articulado, achei bem lamentável, a peça continua a frete das outras por ter a opção de mostrar a arma na perna, mas ainda sim decepcionou pois não aparecia isto pelas fotos de divulgação. Outra parte que não enganou, mas ao ver é realmente brochante é a troca e cabeças, nossa , custava muito fazer um cara careca alí? É difícil tirar o capacete e não ver nada, só o encaixe fixador. Sobre a base ela vem escrito Figma, o que a faz ser meio genérica, devia ter vindo escrito Robocop e depois o logo do fabricante, um belo escorregãozinho. No geral ele tem muitos acessórios, acho que mais que isso só se fosse o equipamento do filme 3, ou o carro de polícia, o que vou procurar agora mesmo. Háaa antes que me esqueça, a Figma é engraçada mesmo, pois uma das coisas que vem com o boneco é um plástico de lacre, igual aqueles que se usa na cozinha, é para guardar as peças, bom, pelo menos é pra isso que eu acho que ele serve.


















O efeito especial do tiro é bem legal












O encaixe da cebeças
















O tal plastico que vem com os acessórios








Conclusões finais


Linda peça, fica bonito onde quer que seja colocado, acho que vale a pena sim comprar, vale pela beleza e a poseabilidade, recomendo a todos, e acho uma pena que muitos não vão querer devido a escala. Mas desde o lançado pela Hot Toys, é o que tem o mais completo grupo de acessórios, só não tem o equipamento voador, que é bem dispensável, ainda mais pelo filme ruim referente ao mesmo. Acho que a Figma agora podia realmente era presentar os fans com o ED, isso sim seria legal.






mais fotos


















Antes e depois...








Paraguai na área..








Novas alianças












8 comentários:

  1. Boa figura, porém um pouco desnecessária pois, além das action figures que já existiam do Robocop, a McFarlane Toys já havia lançado uma versão em sua finada linha Movie Maniacs e mais recentemente a Neca Toys lançou uma figura baseda nos filmes do policial cyborg.

    ResponderExcluir
  2. Nos anos 90 meu tio tinha um figure do robocop não lembro a marca, mas era bastante parecido com sua versão mais azulada, e eu era louco com ela *-*
    Só de raiva vou comprar um robocop u-u
    -> Alguem agki já comprou action figures pelo site Amazon? (www.amazon.com)
    é tipo um mercado livre só que a maioria de seus venderes são lojas, ouvi dizer que eles não entregam no Brasil,porem entrando no site das lojas cadastradas vi que algumas delas entregam!
    ->Alguem sabe um modo de driblar o pessoal dá alfandega para que não dachem os figures?
    Seria um otimo post falar sobre esses assunto ;]

    ResponderExcluir
  3. Kaboio otima sugestão aguarde para essa semana um post sobre isso! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu acho a figura necessária devido a quantidade de acessórios, o McFarlane nao tem nada além da base e a arma e o neca começou a ficar bom, mas o brilho e as articulações funcionais deste acabam fazendo ele valer a pena...sem falar que é mais barato que um mcFarlane se pensar no custo benefício...

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Estou procurando o action figure do "Blade Runner" (Harrison Ford) ou do Robocop para dar de presente para meu marido. Você poderia me ajudar, me informando onde posso encontrar aqui no Brasil? Desde já obrigada! Mônica

    ResponderExcluir
  6. Olha aqui no Brasil tem algumas lojas que talvez vc encontre, são elas:
    www.limitededition.com.br
    http://www.medievalrevistaria.com.br

    ou no mercado livre, pois já ví varios Robocops a venda por lá.

    Se você não estiver com pressa pode recorrer ao Ebay.com

    O ebay é a maneira mais barata de se encontrar mas leva um tempo para chegar, qualquer coisa manda seu e-mail que faço uma cotação no ebay para você, abraço e obrigado por prestigiar o Blog!

    ResponderExcluir
  7. Oi, André! Obrigada pelas indicações. Vou procurar nestes 02 sites. Minha intenção é dar de "dia dos pais". Sei que o Ebay seria o melhor lugar, mas acho que pode demorar muito. Irei em breve a Miami. Vc conhece alguma loja legal de action figures lá? Obrigada novamente pelas indicações; meu marido gosta e coleciona toyart e action figures, mas eu não entendo nada deste universo e para presenteá-lo, ás vezes, não sei onde achar estes colecionáveis. Obrigada! Abs
    Mônica

    ResponderExcluir
  8. Monica segue duas lojas em Miami:
    Man of action figures
    19301 SW 106th Ave, Suite 11
    Miami, FL 33157

    O proprio Walmart de Miami costuma ter muitas figuras boas, inclusive algumas exclusivas.

    ResponderExcluir